Bohol I Filipinas
Montes, macacos e Avé Marias

where to buy abortion pill in usa

abortion pill online usa

buy abortion pill

abortion pill 4barcollective.com

where to buy naltrexone

buy naltrexone

domperidone 10mg

domperidone arrow

generico cialis

cialis pillola del weekend
Bohol são montanhas de chocolate, rios cor-de-mar, triciclos missionários, jeepneys crentes, macaquinhos de olhos esbugalhados, vegetação farta, fora de controlo, árvores exóticas, aldeias perdidas, campos de arroz e bandas sonoras diferentes a cada lugar.

Erro crasso – Panglao. Iludidas pela ideia de um mar azul fundo de piscina, praias de areia branca, esplanadas e churrascos a céu aberto, fomos directas à pequena ilha ligada por duas pontes à ilha mãe Bohol. Mas quando chegámos chovia que Deus a dava, enchia-se a praia de algas e retinham-se os barcos-aranha na primeira linha do mar, já os turistas, nem por isso arredavam pé. Respingadas de lama até aos joelhos, a saltar pocinhas “Ai Jesus”, patinávamos meia hora, da nossa palhota nos quintos até ao peixe grelhado, à música ao vivo, ao cheirinho das pizzas, ao karaoke e aos turistas de janela para o mar.

Só quando voltámos à ilha mãe é que percebemos que nem só de praias paradisíacas é feita uma ilha. Parecia que estávamos a bordo do Erebus, a murmurar com o Capitão Benjamin Williard, em pleno Apocalypse Now (sim parte da rodagem foi nas Filipinas) – o rio estreito, parado, as palmeiras densas a flanquear as margens, as passagens sinuosas, as eminências de quedas de água e as casinhas de madeira encostadas aqui e ali (um extra feliz). Mas como nem estávamos no Apocalise Now, nem no Erebus, fizemos o rio Loboc num barco buffet-música-ao-vivo, com turistas esfomeados em plena hora de almoço. Tudo se atropela, tudo se engalfinha, à volta do buffet ao centro. Não há destreza como a fome, mãozinhas furonas, colheres en garde, pratos atestados, não vá acabar o caranguejo, o camarão, o peixe grelhado, que os pitéuzinhos são sempre os primeiros a ir. E só quando tudo já está instalado de prato à frente, é que o artista da rapsódia abre a goela. Tem cinquenta e tal anos, chapéu de palha, camisa às palmeiras e uma voz de rouxinol, um pinga-amor dos anos setenta, oitenta e noventa.

Atracámos nas histórias encantadas dos montes de chocolate, hobbits, duendes e aberrações do fantástico. Quase que podíamos ver casas pequeninas, portas redondas e pontezinhas de madeira sobre riachos imaginários, nestes montinhos arredondados que se espalham como cogumelos até se perderem de vista. E até podem nem haver hobbits nem duendes, mas há pequenas aberrações de olhos abertos e arregalados, palmos de bicho, macaquinhos a dormir à luz do dia nos ramos das árvores, agarradinhos de fazer aflição.

E dizemos mal dos nossos pecados, quando temos de voltar à nossa praia de turistas e perder a adrenalina de passar montes em ziplines, dormir em florestas tropicais, correr aldeias de Jeepneys grafitados com cristos e nossas senhoras, e de não poder passar horas na berma da estrada, a tomar nota de todas as orações sarapintadas nas traseiras dos triciclos de Bohol.