Muang Ngoi I Laos
Perdidos ou encontrados?

amoxicillin without insurance

amoxicillin price without insurance read

naltrexone implants for weight loss

naltrexone alone for weight loss bitdebris.com

kamagra

kamagra beerotor.de

melatonin and weed trip

melatonin and weed erowid nlspeedskating.com

albuterol otc names

albuterol otc blog.tripcitymap.com
Não fazemos outra coisa se não carregar mochilas. As nossas, diz o Madja, estão tão compactadas, tão comprimidas, tão atulhadas, que já não há nem mais um espacinho para se meter o que quer que seja. E mais uma vez, o senhor que despacha as malas para o barco faz aquela cara de sofrimento, aquele esforço inesperado, aquele esgar incontido aos vinte quilos que lhe passamos para o lombo, é uma vergonha. Somos vítimas da violência das nossas mochilas. Ainda não vimos nenhuma nem tão grande, nem tão pesada. O Jorge diz que se diz que para se saber qual o peso ideal, deve levantar-se a mochila acima da cabeça durante 45 segundos. Ora nós nem sequer a conseguimos levantar acima dos joelhos, e para a pôr às costas, ou bem que há uns banquinhos ou uns degraus improvisados, e nós lá nos enfiamos entre as alças e fazemos balanço para nos levantarmos, ou então, se não há mais nada, lá nos amparamos uma à outra, e coitadinha da primeira que tem de levantar uma mochila já com outra às costas – andamos derreadas.

O rio estava atravessado naquela manhã. Da viagem calma e tranquila, entre montanhas e aldeias remotas, pouco se sentiu. Nós, que andamos a fugir ao rafting, levámos ali com o rio todo em cima. Já nos estávamos a imaginar rio abaixo, nós, mais as mochilas, mais os computadores, mais a máquina fotográfica, “ai se cai a máquina ao rio”, é que nem é por nós, é a máquina. Mas lá nos safámos. Ao longe, já se avistavam pouco mais de uma dezena de casas de madeira, erguidas em estacas altas de frente para o Nam Ou – só podia ser Muang Ngoi.

Só podia ser o Niels, meio aluado, meio estremunhado, a aproveitar a happy hour para beber não um, mas dois mojitos, e sentar-se na nossa mesa, desta vez, sem pedir licença. Sabíamos que devia andar por estas bandas, não sabíamos era que o íamos encontrar tão cedo. Mas já são seis, faz-se tarde e faz-se luz também. Em Muang Ngoi, só há electricidade três horas por dia. é o tempo de se carregarem as baterias, dos banhos de água quente (não era o nosso caso), de se ligarem as ventoinhas e de se ir jantar. Na nossa mesa, um balcão sobre o rio, petisca-se indiano, prova-se francês, sorve-se lao e põem-se em cima da mesa dilemas e dicotomias, decisões difíceis, preto no branco: “preto ou branco?”, “massa ou arroz?”, “Beatles ou Rolling Stones?”. Apagam-se as luzes, acende-se o céu sobre a montanha. Nunca a noite foi tão bonita. Depois perdemos as certezas, e já não sabemos se estamos ou se imaginámos.

“Direita ou Esquerda?”. O caminho é sinuoso e labiríntico, feito de trilhos cerrados, carreiros íngremes, veredas acidentadas e intermináveis campos de arroz. Temos de cruzar rios, ribeiros e quedas de água, contornar montes, cortar montanhas e descer até ao vale. Depois surgem os lugares – aglomerados de cabanas, cães, porcos e galinhas, as crianças têm rédea solta também. Entra-se na lide do campo, no auto-sustento, na felicidade das coisas poucas. E volta-se a medo, que o sol é de pouca dura e temos duas horas de caminho pela frente. Só de imaginá-lo às escuras, aceleramos o passo. Chegámos ao cair da noite e ao cair da tempestade.

Ao levantar do dia, carregámos as mochilas, o Madja e o Niels connosco. Pelo caminho pára-se para uma tarde de Flight of the Concords, no querido cinema de Nhong Kiaw, volta-se a passar uma noite na querida cabana junto ao rio, e duas horas e meia de saltos, abanões, buracos e poças de lama depois, estamos de volta a Luang Prabang.